Uma recente atualização sobre os dados de inflação, nossa vizinha Argentina mostra uma inflação de mais de 70% no ano, chegando próximo das projeções de 100% de inflação para o ano de 2022.

Inflação na Argentina ultrapassa 70%
Inflação na Argentina ultrapassa 70%

Nesse cenário de hiperinflação na Argentina, alguns especialistas calculam que cerca de 7% do indicador na próxima leitura, referente ao mês de setembro.

A inflação do mês de agosto foi elevado por itens como vestuário e calçados (9,9%) e equipamentos domésticos (8,4%). Alimentos e bebidas não alcoólicas tiveram alta de 7,1%.

O índice de preços ao consumidor (IPC) de agosto foi de 7%, ante 7,4% em junho. Desde o mês de janeiro, a inflação que está acumulada na Argentina é de 56,4%.

Vale ressaltar, que Alberto Fernandéz, tem rotacionado os ministros da economia. Em agosto foi o 1° mês completo em que a gestão ficou com Sergio Massa, que informou que a inflação é uma prioridade.

Além disso, o trabalho é enorme para combater os problemas cambiais do país, dada a circulação do dólar paralelo, ou dólar blue.

O dólar blue, ou dólar paralelo, está sendo negociado por 280 pesos hoje em meio ao desgaste econômico do país.

O dólar blue, é um termo utilizado desde o ano de 2011 para se referir ao câmbio paralelo, por conta das restrições à aquisição de moeda estrangeira que a AFIP (Administración Federal de Ingresos Públicos, órgão de arrecadação de impostos) e o Banco Central da República Argentina haviam firmado na época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *