Mais de 1 milhão de declarações do Imposto de Renda foram retidas esse ano. Esse número equivale a 2,7% das 38.188.642 declarações do exercício do ano de 2022 enviadas de março a setembro.

Imposto de renda: Milhões de pessoas caíram na malha fina
Imposto de renda: Milhões de pessoas caíram na malha fina

O total de declarações que foram retidas, 811.782 têm imposto para restituir, isso representa 78,6% do total incluído na malha fina. Outras 198.541 (19,2%) têm imposto para ser pagos e 21.956 (2,1%) estão com saldo zero.

Conforme dados da Receita, a omissão dos rendimentos está sendo o principal motivo para as declarações ficarem retidas, sendo equivalente a 41,9% dos casos.

Entre o total de rendimentos não informados, estão salários, ações judiciais e rendimento de aluguel.

Em segundo lugar, com mais de 28%, ficam os problemas de dedução, como gastos médicos, contribuições para a previdência oficial ou previdência privada e pagamento de pensão alimentícia.

No mês de setembro, a Receita está emitindo mais de 400 mil correspondências para contribuintes com declarações na malha fina. Ela tem o objetivo de avisar que, em caso de erro na declaração apresentada, este é o momento para regularização da malha fina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *