O estorno é o nome dado ao procedimento de devolução de um valor gasto no cartão crédito. Isso, trata-se de um direito descrito no Código de Defesa do Consumidor.
Há diversos casos em que o consumidor tem direito para solicitar o estorno do pagamento, alguns exemplos disso é a desistência da compra, produto defeituoso, não cumprimento da promoção, cobrança indevida, não recebimento do produto.
Quando se fala em compras parceladas no cartão de crédito, existe 3 possibilidades para ser realizado a devolução do valor. Porém, em nenhuma delas, quem solicitou o estorno deve ter preocupação em ter que pagar o montante do valor de uma só vez.
O que é mais comum ocorrer, é o estorno das parcelas já estavam quitadas e a liberação do limite que estava comprometido nas próximas faturas. Existe também alguns casos em que o banco realiza a antecipação das as parcelas na mesma fatura e automaticamente credita o valor correspondente, não causando dano ao cliente.
Porém, é possível que o banco mantenha todas as parcelas em aberto e, no momento em que é realizada a cobrança, o estorno do valor é realizado de forma automática.