Com aumento do dólar e expectativas por cortes de gastos, Haddad permanece em Brasília por determinação de Lula.

Ministro da Fazenda cancela viagem à Europa em meio a preocupações econômicas

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cancelou a viagem que faria por quatro capitais europeias — Paris, Londres, Berlim e Bruxelas —, que estava programada para começar na próxima terça-feira (5).

A assessoria do ministro anunciou a decisão no último domingo (3), informando que ele ficará em Brasília na próxima semana para se concentrar em assuntos internos, conforme orientação de Lula.

O comunicado não especificou quais seriam esses “temas domésticos”. No entanto, o cancelamento ocorre em um momento delicado para a economia, com o dólar alcançando R$5,87, se aproximando do pico de R$5,90 registrado em maio de 2020 durante a pandemia de covid-19.

O cenário reflete um pessimismo crescente no mercado financeiro, que esperava medidas concretas de corte de gastos logo após o fim das eleições municipais.

No entanto, até o momento, não houve anúncio de um pacote de ajustes, e integrantes da equipe econômica chegaram a evitar o uso do termo “pacote”, alimentando a incerteza sobre os próximos passos na política econômica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *