O presidente Joe Biden decidiu se retirar da corrida presidencial após semanas de preocupações sobre sua resistência física e capacidades mentais aos 81 anos.
Muitos duvidavam de sua capacidade de fazer uma campanha eficaz contra o ex-presidente Donald Trump e de governar o país por mais quatro anos.
A desistência de Biden também levanta dúvidas sobre sua habilidade de cumprir os deveres presidenciais pelo restante de seu mandato.
Esta é a primeira vez em décadas que um presidente dos EUA desiste de uma candidatura à reeleição, evocando memórias de Lyndon Johnson, que escolheu não buscar um segundo mandato completo em 1968 — embora Biden tenha feito seu anúncio mais tarde na campanha em comparação a Johnson.
Este é mais um acontecimento em uma campanha política altamente tensa, que também viu um atentado contra a vida de Trump.
No entanto, nem mesmo a tentativa de assassinato foi capaz de impedir a queda de apoio a Biden entre os democratas do Congresso, que estavam cada vez mais convencidos de que uma derrota significativa em novembro também poderia afetar suas próprias disputas eleitorais.