Casos ligados à eleição de 2022 chegam ao TSE por iniciativa da campanha de Bolsonaro

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início, nesta quinta-feira, ao julgamento de duas ações de investigação eleitoral envolvendo Lula e Geraldo Alckmin, membros da chapa vencedora nas eleições do ano passado.

TSE inicia julgamento das ações de investigação contra Lula e Geraldo Alckmin

Estes processos têm relação com a disputa presidencial de 2022 e foram submetidos à Corte Eleitoral pela equipe de campanha de Jair Bolsonaro (PL), que saiu derrotado no pleito.

Os processos que serão analisados abordam as seguintes alegações:

Abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação: De acordo com a acusação feita pela campanha de Bolsonaro, a chapa Lula-Alckmin teria empregado os serviços do Google de modo a direcionar e filtrar as buscas realizadas pelos eleitores.

A alegação é que essa manipulação teria possibilitado que, ao pesquisar informações sobre casos de corrupção envolvendo o ex-presidente, o eleitor fosse apresentado inicialmente a matérias com uma perspectiva positiva sobre Lula, produzidas pela própria equipe de campanha dele.

Por sua vez, a defesa de Lula e de Alckmin contestou as alegações, alegando a ausência de provas ou indícios de irregularidades e apontando que as pesquisas no Google resultaram em informações distintas do que foi argumentado por seus adversários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *