Ministros Benedito Gonçalves e Alexandre de Moraes votam para rejeitar recurso do ex-deputado; julgamento ocorre no plenário virtual do TSE
No Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os ministros Benedito Gonçalves e Alexandre de Moraes, que preside a Corte, manifestaram seus votos nesta sexta-feira (8) em favor da rejeição do recurso apresentado pelo ex-deputado Deltan Dallagnol contra a decisão que cassou seu mandato na Câmara, tomada em maio deste ano.
O julgamento está sendo realizado no plenário virtual, onde os ministros registram seus votos e posicionamentos. A sessão se estenderá até o dia 14 de setembro.
Em maio, o TSE determinou a cassação do mandato de Dallagnol, justificando que o ex-deputado pediu exoneração do cargo de procurador do Ministério Público como uma estratégia para evitar um julgamento no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que poderia impedi-lo de concorrer nas eleições de 2022.
Os ministros entenderam que essa ação por parte do ex-procurador da Lava Jato foi uma tentativa de “frustrar a aplicação da lei”.