Seleção espanhola encerra jejum de 11 anos e conquista o título na final em Roterdã
Após um empate sem gols no tempo regulamentar, a Espanha saiu vitoriosa nos pênaltis contra a Croácia, com o placar de 5 a 4, assegurando assim o campeonato da Liga das Nações em Roterdã, na Holanda. Unai Simón brilhou ao defender as cobranças de Majer e Petkovic, enquanto Carvajal garantiu o título para a seleção espanhola com uma cobrança delicada e precisa.
A Espanha conquista mais um título no futebol masculino, após a geração que levantou as taças da Eurocopa em 2008 e 2012, e a Copa do Mundo de 2010. Jordi Alba é o único remanescente da última conquista.
A Croácia enfrentou sua oitava prorrogação desde o início da Copa do Mundo de 2018 e a décima em sua história. Apenas em duas ocasiões os croatas saíram derrotados, ambas contra a Espanha: nas oitavas de final da Eurocopa de 2021 e agora na final da Liga das Nações, decidida nos pênaltis.
A geração croata liderada por Modric tem acumulado bons resultados, mas ainda não conseguiu erguer um troféu: vice-campeonato na Copa do Mundo de 2018, terceiro lugar na Copa do Mundo de 2022 e agora um vice na Liga das Nações.