O empresário foi acusado de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e caixa 2 pela Polícia Federal.
Lula estará viajando para Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas 27 (COP27) no jatinho de José Seripieri Junior, ex-dono da Qualicorp que já foi preso pela Polícia Federal.
Em julho de 2020, José Seripieri Junior foi preso pela Polícia Federal (PF) em uma investigação sobre um suposto esquema de caixa 2 na campanha de José Serra (PSDB) ao Senado em 2014.
José Seripieri Junior, foi um dos primeiros empresários a se encontrar com Lula depois das eleições de 2022. A aeronave, Gulfstream G600, pode transportar até 12 pessoas. Lula vai iniciar o voo na segunda-feira 14, retornando, no sábado 19.
A operação “Paralelo 23”, que é um desmembramento da Lava Jato, foi a responsável por colocar José Seripieri Junior na cadeia. A investigação apontou o pagamento de mais de R$ 5 milhões, realizados por ordem de Seripieri, na campanha de Serra.
Conforme o Ministério Público de São Paulo, todas “doações” foram feitas em 2 partes, sendo uma de 1 milhão de reais e outra de R$ 3 milhões.
José Seripieri Junior ficou diversos dias presos. Depois, a Justiça Eleitoral realizou a soltura dele e de outras 2 pessoas. No começo de novembro, Serra, Seripieri e os outros 2 empresários viraram réus na Justiça Eleitoral. Todos foram acusados do crime de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e caixa 2.
Ainda no final daquele mês, a Procuradoria Geral da República realizou um acordo com Seripieri de delação premiada. Em dezembro, o ministro Barroso, do STF, confirmou a delação.