Ditadura de Ortega em Nicarágua dissolve centenas de ONGs

Desde 2018, o regime do ditador Daniel Ortega dissolveu mais de 2,5 mil organizações.

Em uma publicação oficial, o Ministério do Interior da Nicarágua dissolveu mais 100 organizações não governamentais (ONGs) que atuavam no país. Conforme dados publicados, eram 58 ONGs internacionais e 42 nacionais, incluindo mais de 20 associações religiosas, sendo a grande maioria evangélicas.

Ditadura de Ortega em Nicarágua dissolve centenas de ONGs
Ditadura de Ortega em Nicarágua dissolve centenas de ONGs

Do total das 58 ONGs internacionais canceladas, 24 eram dos EUA, 6 da Espanha, 4 de Honduras, 3 da Alemanha, 3 da Itália, 3 da Holanda, 3 do Canadá, 2 da Bélgica e 2 da Suíça.

Informações do Ministério do Interior, teve registros atribuídos a estas 58 ONGs que foram canceladas “por estarem abandonadas”. Algumas das irregularidades era a não divulgação de dados financeiros e informações detalhadas sobre os membros.

O governo ditatorial de Daniel Ortega, com o voto dos deputados sandinistas juntamente com seus aliados, baniu mais de 2 mil ONGs nicaraguenses e estrangeiras desde dezembro de 2018.

Agora, o país vive uma grande crise política desde abril de 2018, que cresceu mais ainda depois das eleições gerais de novembro 2021, nas quais Ortega foi reeleito para o 4 mandato, tendo seus principais adversários sendo presos ou exilados.

Em 2022, as perseguições em cima dos meios de comunicação e contra os religiosos se intensificaram. Diversos Padres e bispos têm sido presos sob o regime de Ortega.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *