Segundo especialista, a rinite é um dos principais gatilhos da asma, sendo assim, é necessário ter associação clara entre a doença e as alergias.

 

O Brasil deve ter aproximadamente 20 milhões de asmáticos. Quando chega a época das estações frias no decorrer do ano, é habitual surgir crises. Mesmo comum, ainda circulam muitas informações erradas em relação a doença. ”Um exemplo que muitas pessoas não têm conhecimento, é que apesar de ser muito comum na infância, ela não se manifesta exclusivamente em crianças”, explicou Gustavo Mury, otorrinolaringologista.

 

 

Uma outra condição pouco exposta, segundo o médico, é que a rinite é um dos principais ‘gatilhos’ para as crises de asma. Nesta circunstância, é essencial ter clara ligação entre as alergias e a asma. “A prevenção do aparecimento de alergias do pulmão, deve ser feita com tratamento correto para disfunções nasais”.

 

Segundo Antonio Condino-Neto, presidente do Departamento de Imunologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, no decorrer da idade, as alergias respiratórias são mais frequentes. Surge primeiro, a crise de asma que ocasiona a tosse, falta de ar, chiado e a rinite alérgica, que desencadeia crises de espirro, coceira no nariz, coriza e congestão nasal. Para a alergia não há cura, porque se trata de uma evolução crônica de uma doença, sendo que só é possível fazer o controle dos sintomas e a inflamação alérgica.

 

O controle pode ser feito através da diminuição de exposição aos fatores causadores de alergia. Caso uma pessoa tenha alergia a poeira e ácaro, é preciso diminuir a exposição – sabemos que não se expor totalmente é impossível, pois estão presente em todo e qualquer lugar. A ausência de tratamento para as alergias gera consequências e pode causar complicações. Portanto, é necessário procurar um médico.

 

 

Algumas verdades e mitos, foram respondidas pelo médico Gutavo Mury. Confira:

 

1) Asma não tem cura VERDADE.

Essa é uma doença crônica dos pulmões e brônquios, podendo regredir em específicas fases da vida, sobretudo se o portador não se expor aos alérgenos, mas não existe cura, porém o tratamento presente é bastante eficaz. “Não há razão para padecer por conta da doença, ou faltar dias de escola ou de trabalho por causa da asma”, afirma.

 

2) Pessoas que têm asma precisam usar “bombinhas” VERDADE.

O tratamento da doença é feito segundo a gravidade dela. Há ‘bombinhas’ que são utilizadas no dia a dia e outras apenas durante crises. O caso deve ser avaliado pelo médico para que seja feito o tratamento correto.

 

3) Asma e bronquite são a mesma doença MITO.

Bronquite e asma são equivalentes, atualmente o termo asma é o mais adequado de usar. O enfisema pulmonar e a bronquite crônica, atualmente, são denominados de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e não tem relação com alergias, e sim com o tabagismo, na maioria das vezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *