Jejum intermitente é a nova maneira de perder peso, aqui iremos te ensinar como fazê-lo.

Perder peso é sim um grande desafio, dietas são psicologicamente ruins e complicadas de serem mantidas. Porém o jejum intermitente está na frente como o jeito mais prático de emagrecer, além de ser recomendado para uma melhor saúde.

 

Ao longa de toda história o jejum é popularmente feito a fins da religião, porém o jejum intermitente é uma prática que pode ser aplicada para emagrecer rapidamente.

 

O jejum intermitente acrescenta uma grande variedade para a alimentação e alguns padrões a serem seguidos.

Cada um dos padrões é feito uma mudança das horas para as refeições serem feitas no dia. É preciso também considerar os afazeres do dia a dia como estudo, trabalho e etc.

 

Tudo isso vai evitar compulsão e iremos nos sentir confortáveis e satisfeitos. No momento do jejum não deve ser consumido qualquer tipo de comida ou bebida que tenha caloria, porém são liberados bebidas que sejam hidratantes como água, café, chá.

 

Em alguns dos métodos o jejum varia de 08h a 16 horas por dia.

1º- Jejum 12h alimentação 12h

Nessa formato o jejum intermitente consiste em 12 horas de alimentação e 12 horas de jejum. Vários estudos afirmam que jejuns de 12h a 18 horas é permitido o consumo de gordura para receber energia. As cetonas saem no sangue e acabam dando estímulo para a perda de peso

Além de melhorem a sensibilidade para a insulina e diminuem a pressão arterial.

Esse jejum é indicado para quem está começando e é bem curto quando comparado com os outros, além de incluir as horas em que você dorme.

 

2º jejum 16h alimentação 8h

Esse método é bem conhecido e assim como o 12/12 as horas de sono já está inclusa nesse tempo, assim basta você não tomar café da manhã para completar as 12 horas.

O tempo de intervalo mais comum são:

•07h as 15h
•09h as 17h
•12h as 20h
•14h as 22h

Assim pulando o café da manhã, você pode ter almoço e janta que serão muito bem equilibrados, e também podendo fazer lanches durante o dia. Porém se você quiser tomar café pode ser feito as 09h e depois um almoço e uma janta mais cedo.

Sendo assim os alimentos que você irá consumir nesse jejum 16/8 saudáveis, porém se você consumir alimentos ricos em calorias e pobres em nutrientes a dieta não irá funcionar.

 

3º jejum 14h alimentação 10h

Esse jejum é conhecido assim como o 16/8 ,porém tem uma janela de alimentação de 14:00h, e suas refeições devem ser entre 2h a 3h durante o período de 10:00h.

A 1º pode ser o café da manhã por volta de 10:00h, as 16:00h o almoço e a janta ou lanche por voltas das 20:00h, sendo assim o jejum de 20:00h as 10:00h.

 

4º-Jejum alternado

Já nesse caso de jejum intermitente consiste em jejuar a cada 2 dias, o que significa que não há alimentos fixos nesses dias, no momento da alimentação você é pode comer o que quiser.

Uma matéria de 2018 concluiu que o jejum alternado foi bem melhor do que dietas malucas para perda de peso em adultos com obesidade. Porém um estudo clínico relatou que o jejum em dias alternados não teve tanto efeito assim na perda de peso, mesmo em comparação com uma dieta muito restritiva. Ela é considerada uma maneira muito pesada para quem está iniciando na prática do jejum intermitente.

 

5º-Jejum alternado de 24 horas

Nesse formato de jejum a pessoa jejua por 24 horas e depois pode comer sem preocupação no decorrer do dia. Dessa forma, você pode variar entre comer um dia e não comer no outro. Durante esse tempo você deve comer normalmente, porém durante o jejum apenas líquidos como café ou água pois são necessários.

 

6º-Padrão de jejum modificado com dias alternados

Esse é quase igual o jejum alternado, porém com algumas modificações. A principal diferença é que você pode consumir 25% do que o corpo necessita em calóricas nos dias de jejum. Isso equivale entre 500 a 600 gramas de caloria.

 

  1. Padrão de jejum intermitente periódico

Nesse caso o tempo de jejum é de 1 a 2 dias por semana, isso já equivale a 25% das necessidades calóricas. Já para os outros dias da semana basta uma dieta sem muita restrição. É muito importante manter a dieta nos dias, levando em conta seu objetivo de controlar o peso.

 

  1. Pular alguma refeição durante o dia

Essa é uma maneira mais tranquila de jejum intermitente e que é ótima para quem está começando, pois não é necessário fazer todos os dias. Um bom momento para jejuar pode ser quando você estiver com pouco tempo para refeições, quando está no trabalho por exemplo.

 

  1. A Dieta 5:2

Já nessa dieta 5:2 você pode pular parte de sua dieta por 5 dias por semana. Porém nos 2 dias que sobram, a ingestão de caloria pode ser somente de 500g de calorias para as mulheres e 600g calorias para os homens. As mulheres podem comer 2 porções pequenas de 250g de calorias, enquanto os homens podem comer 2 porções de 300g calorias por refeição.

 

  1. A dieta do guerreiro

A chamada dieta do guerreiro é considerada uma das formas mais fortes de jejum intermitente. Ela manda que você jejue por 20 horas e coma pouca quantidade de frutas e verduras.

 

No período das 4 horas para alimentação é bom garantir que as refeições estejam bem equilibradas e que sejam de qualidade, porém não esqueça dos hidratos de carbono e das gorduras que fazem a saúde.

 

Um jejum responsável para cuidar da saúde

De qualquer maneira o jejum intermitente não é uma mágica. Você não pode resolver o problema de estar acima do peso de uma hora para outra.

 

Também é muito importante que no período de alimentação seu prato seja composto por refeições saudáveis. Durante todo o tempo em que fizer o jejum intermitente, o procedimento deve ser acompanhado por um profissional da saúde para aconselhamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *