O registro da família pode ser suspenso enquanto o Auxílio Brasil estiver em análise. Veja como evitar que isso aconteça e como recuperar seus ganhos.
A não atualização do Cadastro Único (CadÚnico) é o principal motivo da suspensão dos pagamentos ao Auxílio Brasil. É uma boa ideia verificar sua inscrição, pois espera-se que o Departamento de Cidadania realize outra revisão dos benefícios pagos. Com isso, muitas pessoas podem ter seu cadastro suspenso.
A fiscalização do Auxílio Brasil é uma prática do Ministério da Cidadania. É assim que o governo federal verifica mensalmente as famílias que realmente precisam do dinheiro. No processo, os recém-chegados são incluídos e outros são excluídos do programa.
Como fazer revisão do auxílio Brasil
Antes de explicar como reativar os benefícios suspensos, é importante saber como evitar que isso aconteça. Portanto, além de todos os dados atualizados no CadÚnico, as famílias devem manter uma renda compatível com o plano.
De acordo com o Ministério da Cidadania, as pessoas que vivem em situação de pobreza e extrema pobreza têm direito ao Brasil assistido. A renda por pessoa da família não pode ultrapassar R$ 210. Além disso, o programa exige que crianças e adolescentes em casa frequentem a escola. Além do acompanhamento médico das gestantes.
Caso algum ponto fuja das regras do programa, o Auxílio Brasil poderá ser suspenso até a análise do Ministério da Cidadania. Caso isso aconteça, o primeiro passo é acessar os dados fornecidos pelo CadÚnico. Então a família precisa atualizar as informações e verificar onde pode estar o erro. Para consultar as informações cadastrais, basta acessar o aplicativo Auxílio Brasil.
Família indica CPF e senha do beneficiário do benefício. Em seguida, vá para a opção de consulta de valor. Caso não haja previsão de pagamento para o mês em questão, você deve entrar em contato com a Cidadania e corrigir os benefícios suspensos. A nova rodada de pagamentos deste mês começa em 18 de maio para as famílias finais do NIS 1. Para famílias com NIS final 0, durará até o dia 31.