Em reunião nessa segunda dia 23/05 com os sete partidos que irão apoiar Lula e Alckmin, Gleisi Hoffmann colocou em pauta a candidatura de Ciro Gomes.

 

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, assumiu que o partido estava negociando uma eleição presidencial com o MDB, sigla para a autoproclamada “Terceira Via”, e tinha a senadora Simone Tebet como principal candidata. O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 23, na primeira coletiva de imprensa de apoio às passagens Lula/Alckmin ao Palácio do Planalto: PT, PSOL, Solidariedade, PCdoB, PSB, Rede Sustentabilidade e PV. Encontro no Hotel Intercontinental em São Paulo.

 

O deputado federal comemorou a união e disse que foi a primeira vez que Lula conseguiu reunir tantos partidos de esquerda em torno de sua candidatura. “O presidente Lula deixou claro que esta é a primeira vez que se senta com um partido que representa essa esquerda e centro-esquerda progressista, democrática, que nunca teve em outras eleições. A única aqui”, disse. O que está faltando é um PDF “para enquadrar totalmente o campo”, observou Gleisi.

 

 

O PDT até agora nomeou o ex-governador cearense Ciro Gomes, que vem atacando agressivamente o PT. “Temos que respeitar a candidatura dos outros. Dizem até que o PT está pressionando o PDT, o que não é verdade. […] Obviamente queremos que o PDT tenha uma posição muito parecida nesse campo”, quando questionados sobre o PDT apoio Gleisi responde quando se trata da importância de uma vitória na primeira rodada. “Não sei o que vai ser, se a candidatura de Ciro vai durar até o fim. É uma decisão do PDT”, acrescentou.

 

O presidente do Partido Nacional dos Trabalhadores também reconheceu a possibilidade de diálogo com partidos centristas. “Conversamos com o Avante, queremos conversar com os progressistas e outros partidos que não tivemos oportunidade. Vamos trabalhar juntos. Conversamos muito com o PSD, conversamos com o MDB”, disse. “Aqui no PSD nós temos falado diretamente com Gilberto Kassab para realizar as composições nos estados. Não afirmo que vai ser possível eles virem no 1º turno. Kassab tem falado em dificuldade na dinâmica do PSD nos outros estados, pois tem algumas divergências, porém acredita ter uma boa relação”. Explica Gleisi, que falou ainda ter conversas com o MDB.

 

“Também conversamos sobre o MDB. Acho que é a mesma questão. O MDB também é um partido político e seu movimento é em grande parte determinado pelos estados, mas, por exemplo, o MDB do Nordeste é muito simpático à candidatura do presidente Lula, mas eles têm uma candidata que é Simone Tebet. Nós respeitamos isso também, o MDB tem legitimidade. A gente tem conversado, mas respeitosamente queremos ver como eles resolvem e avançam na candidatura de Simone”, afirmou o presidente do PT, que negou as negociações. intermediário do ex-presidente Michel Temer. Segundo ela, os petistas têm se comunicado com as lideranças distritais.

 

Não houve conversa direta com o presidente do MDB, Baleia Rossi. No entanto, a aliança com os edebistas envolve um acordo de terceira via, que visa introduzir um pedido único ao Palácio do Planalto. Simone Tebet será consagrada como futuro nome que irá representar o centro-democrático nessas eleições de outubro já que o ex-governador de São Paulo João Dória desistiu da candidatura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *