Conheça agora as 8 cidades na Europa para conhecer numa primeira viagem
É o sonho de muitas pessoas viajar para cidades europeias e ver de perto os lugares registrados em livros históricos e geográficos. Com a reabertura das fronteiras e a facilidade agora na entrada de estrangeiros, esse desejo volta ao sonho dos brasileiros, que aguarda ansiosamente poder realizar a tão sonhada viagem.
As expectativas do turismo e a recuperação do turismo nos países europeus são positivas este ano, pois o Conselho Europeu de Turismo estima que o número total de turistas no continente supere 80% dos níveis pré-pandemia.
Caso você esteja planejando sua primeira viagem ao continente, recomendo as melhores cidades e passeios aqui. Assim você não perderá nenhuma grande experiência de férias: Seja um passeio pelos grafites coloridos e icônicos das galerias do East Side de Berlim, ou um passeio de barco pelos canais de Amsterdã, na Holanda, do tradicional pastelzinho de Belém de Portugal à vida noturna de Budapeste, na Hungria.
Incluir essas cidades no seu roteiro é ficar de olho na diversidade cultural, arquitetônica e histórica que habita a terra.
Lisboa, Portugal
Lisboa é o lugar mais quente para o turismo na Europa. A capital portuguesa vai muito além do bacalhau e do pastel de Belém. A cidade abriga 3 Patrimônios Mundiais da UNESCO, como o Mosteiro dos Jerônimos, a Torre de Belém e os Edifícios Reais de Mafra.
Também em Lisboa, a história é combinada com a vibração de uma cidade moderna, que oferece uma vida noturna bem agitada, e com diversos restaurantes. Não deixe de visitar as cidades vizinhas como Cascais, Sintra, Estoril. Para aproveitar tudo que há na cidade, escolha os melhores hotéis em Lisboa e não se esqueça do seguro-viagem que é obrigatório em caso de viagem para Portugal.
Paris, França
A Cidade das Luzes, a capital da França, está sempre no topo das listas das melhores cidades para visitar na Europa. Na verdade, a cidade é um verdadeiro museu a céu aberto. O Museu do Louvre, a Ópera Garnier, o Panteão, o Trocadero, o Moulin Rouge, o Sacré Coeur, os Campos Elísios, tem muito a oferecer. É tudo sobre como tornar sua experiência de viagem produtiva, triunfo e os mais diversos museus estão todos em Paris.
No entanto, mesmo com tantos pontos turísticos e atrações, o melhor a se fazer em Paris é apenas passear pelas ruas. Acredite em mim, nada melhor do que se perder enquanto passeia pela Cidade Luz, tomando um café ou até mesmo um piquenique em frente à Torre Eiffel.
Muitos hotéis em Paris são recomendados aos turistas, oferecendo excelentes vistas das principais atrações da cidade.
Roma, Itália
A Europa é um ótimo destino para viagens tranquilas e você precisa de calma, tempo e disposição para conhecer, e ver pelo menos uma parte de toda história que a cidade tem. E sim, na sua primeira vez na Europa, Roma tem que ser incluída. Roma é uma cidade milenar e repleta de atrações turísticas, tem muito o que fazer nessa cidade, pode se preparar para andar muito, e ainda sim será a melhor parte da viagem.
Você irá encontrar belas fontes, edifícios que viajam no tempo, templos, igrejas, praças e palácios. Caminhando você pode passar por ruínas, catacumbas e cemitérios em baixo de seus pés. Pedalando pela Via Appia Ântica que é considerada uma das ruas mais antigas da Itália, não deixe de conhecer as Catacumbas de Roma.
Visite monumentos centenários como o imperdível Coliseu, Fontana di Trevi, Fórum Romano e Palatino, Panteão, Piazza Navona, Espanha e Veneza. Não se esqueça de passear pelos bairros muito tradicionais de Roma, como Trastevere, com muitas igrejas, lojas e fontes. Outro lugar imperdível é uma visita ao Vaticano, o menor país do mundo em território romano. Lá você terá a oportunidade de visitar a Basílica de São Pedro, a Igreja Católica, os Museus do Vaticano e a bela Capela Sistina.
Londres, Inglaterra
Já os visitantes de Londres podem experimentar de tudo, como a cultura, entretenimento, grandes parques e espaços verdes, restaurantes e lojas. Mesmo a libra valendo mais do que o real, há muitas atrações gratuitas em Londres.
Uma das atrações gratuitas em Londres é a Abadia de Westminster. Que foi originalmente construído em 960 d.C., aqui que ocorreram todas as coroações dos reis e rainhas da Inglaterra, bem como alguns casamentos da família real. Para os amantes do cinema, fazer um roteiro que inclua os pontos turísticos de Harry Potter em Londres é obrigatório. Além da capital, há outros lugares ao redor que fazem parte do filme.
Também podem ser visitados os canais de Little Venice, onde você encontra diversos bares, lojas e restaurantes. Mas, claro, não perca pontos turísticos famosos como o Big Ben, o London Eye, a Torre de Londres e o Palácio de Buckingham. A qualidade e eficiência do transporte público são de qualidade, então você poderá optar em viajar pela cidade de metrô.
Isso sem falar nos museus de Londres. A cidade tem ao todo 8 museus para todos os gostos e interesses. Da ciência, da história humana ao famoso museu de cera Madame Tussauds, que é considerado o melhor do mundo. Apesar de Londres ser uma cidade cara para os turistas, vale lembrar que planejamento é tudo para uma viagem mais segura e econômica.
Amsterdã, Países baixos
Como uma das cidades mais animadas da Europa, Amsterdã é um ótimo destino para uma 1° viagem europeia. Transporte público seguro, organizado e eficiente, 2 dias são suficientes para visitar os pontos turísticos da cidade holandesa.
A cidade é perfeita para realizar passeios, passando pelos mais diversos prédios de estilo holandês e lindas casas. Ou ainda melhor, veja a possibilidade de alugar uma bike para explorar o máximo da cidade. A cidade é considerada a capital do ciclismo, com cerca de mais de 10 mil km de uma excelente ciclovia.
Amsterdã tem atrações e passeios para que agradará diversos gostos. A história da cidade se confunde com a Segunda Guerra Mundial, principalmente ao visitar a Casa de Anne Frank, onde a menina judia se escondeu dos nazistas em seu porão por 2 anos.
Este é um dos melhores passeios de Amsterdã, e é muito procurado por quem visita a cidade, não é à toa que as filas para visitar a Casa e Museu de Anne Frank são enormes. Além desse museu, vale lembrar do Museu Van Gogh onde é possível conhecer a história e obras desse famoso pintor holandês.
Um passeio de barco pelos lindos canais é obrigatório para ver Amsterdã de todos os ângulos. Além disso, você também pode visitar a fábrica da Heineken, o distrito da luz vermelha, a Praça Dam e o Albert Cuyp Market, uma feira que mostra produtos típicos holandeses. No Albert Cuyp Market, você pode aproveitar para saborear deliciosos stroopwaffles, uma sobremesa holandesa composta por 2 waffles recheados de caramelo.
Madrid, Espanha
A capital espanhola tem um centro histórico impecável, feiras de rua, inúmeros museus e muitas atrações turísticas para visitar. Para quem visita a cidade pela primeira vez, você deve se concentrar nos principais pontos turísticos como o Palácio Real, o Museu Del Prado e a Casa Real da Rainha Sofia.
O Palácio Real agora abriga eventos, recepções oficiais do estado e tem um museu dentro. Para os compradores, a Gran Vía é a rua de grife mais famosa de Madri. Além de ter alguns dos melhores hotéis, restaurantes e bares de Madrid.
Na Plaza Mayor, onde acontecem eventos culturais e religiosos, você irá encontrar vários bares e restaurantes. Um lugar para sentir toda a simpatia e alegria de Madrid. O Mercado de San Miguel é um ótimo lugar para provar comida típica e conhecer o verdadeiro sabor de Madrid, muito presunto, vinho e peixe fresco.
Berlim, Alemanha
Berlim é uma das cidades mais históricas e turísticas de toda a Europa, sendo assim um destino turístico variado. Berlim não apenas abriga a herança da Alemanha Oriental e a unidade nacional, mas também um grande número de teatros, museus, galerias, bares e até clubes.
Berlim tem muito que fazer, o Portão de Brandem burgo é o principal marco da cidade. No século 18 foi à porta de entrada para a capital alemã. Há vários restaurantes para escolher na Alexanderplatz, e a sua peça central é o Urania-Weltzeituhrm, que é um relógio que mostra a hora em diferentes partes do mundo.
O edifício mais antigo da cidade é a Torre de TV de Berlim, que tem 368m de altura e oferece uma vista panorâmica da cidade do alto. A Coluna da Vitória (Siegessaule), a Igreja Memorial Kaiser Wilhelm, parcialmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial, e a Bebelplatz também merecem uma visita.
Mas como falar do que ver na capital alemã sem falar do Muro de Berlim, o marco que separou a Alemanha Oriental da Berlim Ocidental durante a Guerra Fria. Destruída em 1990, ainda hoje existem algumas ruínas em vários pontos da cidade.
Quando o assunto é comer, não deixe de ir embora de Berlim sem comer os pratos típicos desta pequena terra, como currywurst, eisbien, o icônico shortbread e cervejas da região.
Budapeste, Hungria
Embora para a maioria das pessoas que viajam a primeira vez à Europa eles estejam fora dos roteiros mais conhecidos, Budapeste é surpreendente. Não só porque a capital da Hungria é um dos destinos mais populares de toda a Europa, mas também pela sua arquitetura única, gastronomia maravilhosa que irá encantar até o mais exigente viajante.
Uma das curiosidades que mais marcam é que Buda e Peste, duas cidades geograficamente separadas pelo Danúbio, foram unificadas para que se tornasse a capital da Hungria. Conhecida como a “Pérola do Danúbio”, possui inúmeros monumentos históricos, a maioria considerada Patrimônio da Humanidade. O Parlamento Húngaro, o Castelo de Buda etc.