A instalação de uma unidade da Tesla, fabricante com base na chinesa, de carros elétricos, seria um dos temas prováveis relativos à Amazônia na pauta de uma reunião entre o dono da empresa, Elon Musk e o presidente Jair Bolsonaro (PL) na sexta-feira (20).
No mês de maio deste ano, o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), havia chegado a anunciar um demanda antiga do governo do Brasil, a construção da planta. Segundo interlocutores do presidente no Palácio do Planalto, o assunto seria discutido na encontro, mas ainda não foi confirmado. Lima até twittou sobre isso.
Na ocasião, o governador indicou que a empresa tinha interesse em iniciar operações no estado. Segundo Lima, a Starlink também escreveu à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) informando seu interesse em fornecer serviços de banda larga para brasileiros.
Outro convidado pelo governador, além de Musk, foi Jeff Bezos, dono da Amazon, gigante do varejo on-line, para visitar e conhecer a região com foco em investimentos.
Diante deste cenário, Angelus Figueira (Democracia Cristã), secretário da Sedecti, afirmou que o estado pretende atender ao pedido da empresa de Musk. “Foi feita uma videoconferência com os representantes da empresa, e estamos em negociações”, observou.