O túnel transfronteiriço está escavado a uma profundidade de mais de 18 metros e tem “paredes e ferrovias reforçadas, sistemas de energia e ventilação”.
A polícia dos EUA descobriu um túnel com mais de 500 metros de comprimento entre San Diego, na Califórnia, e Tijuana, no México, enquanto investigava o tráfico de drogas, anunciou um tribunal dos EUA na segunda-feira (5 de junho).
O túnel transfronteiriço, escavado a uma profundidade de mais de 18 metros, tem “paredes e ferrovias reforçadas, sistemas de energia e ventilação”, de acordo com um comunicado dos promotores federais do Distrito Sul da Califórnia.
A declaração também observou que seis residentes dos EUA foram acusados de “gangues criminosas relacionadas ao tráfico de 800 KG de cocaína”. Além da droga, as autoridades apreenderam cerca de 75 quilos de metanfetamina e 1,6 quilo de heroína.
O túnel foi descoberto na sexta-feira por agentes do Departamento de Segurança Interna dos EUA durante uma operação de vigilância em frente a uma casa usada para armazenar drogas.
Os agentes observaram os movimentos do suspeito e correram para um armazém a 90 metros da fronteira mexicana. Depois de inspecionar o prédio, eles encontraram a entrada do túnel, cavada no chão de concreto.
“Não há luz no fim deste túnel”, disse o advogado Randy Grossman.
“Vamos eliminar todas as passagens proibidas que pudermos encontrar para evitar que drogas ilegais entrem em nossas ruas e destruam nossas casas”, disse ele.
Os Estados Unidos são o maior consumidor mundial de cocaína sul-americana.
Mais de 90 túneis foram descobertos apenas na região sul da Califórnia desde 1993, de acordo com autoridades dos EUA.