Caso você tenha sido diagnosticada com a chamada síndrome do ovário policísco, fique sabendo que ter uma dieta adequada ajuda a reduzir os sintomas.

 

Nutrição e uma boa dieta contribuem muito, pois a insulina e qualquer inflamação devem ser bem controlados, apesar de muitas pessoas simplesmente a ignorarem, a alimentação ajuda muito.

 

Manter um nível adequado de alimentação, consumindo corretamente frutas, verduras, grãos, proteínas com baixo nível de gordura. Toda essa dieta ajuda muito a melhorar os sintomas dessa doença.

 

Qual papel da dieta para pessoas com síndrome dos ovários policíscos?

A síndrome dos ovários policíscos é muito popular, bem mais do que as pessoas imaginam. Estudos mostram que essa doença pode afetar 1 em cada 5 mulheres que estão na idade de reprodução. Porém muitas mulheres que tem essa doença não fazem exames para comprovar o diagnóstico.

Quem sofre com essa síndrome tem uma disfunção do ovário e uma grande produção de andrógenos que são de origem desconhecidos. A consequência disso é a alteração no período menstrual e vários outros sintomas como acne, oleosidade na pele e infertilidade.

Ainda não há cura para essa síndrome, porém tem muitos medicamentos que ajudam a controlar seus sintomas.

Dieta e exercício ajudam muito a controlar os níveis de glicose e insulina que costumam mudar muito. Além disso permite a melhora dos problemas de infertilidade, reduzindo o risco de doença cardiovascular, hipertensão e hiperlipidemia.

Recomendações de dietas:

Ainda não temos um seguimento alimentar que seja padrão para essa doença, porém é do conhecimento de todos que alguns alimentos são mais recomendados que outros.

Alimentos que contém fibra:

Alguns alimentos que contém fibra ajudam muito na resistência à insulina, além de retardar a digestão dos outros alimentos, e assim regulando a glicose no sangue. Veja algumas opções de alimentos:

• Legumes
• Pão integral
• Legumes
• Frutas
• Amendoim

Alimentos que são anti-inflamatório:

Vários estudos mostram que essa síndrome está associada a inflamação crônica, alimentos como azeite, peixe, nozes, frutas, verduras e vegetais da folha verde ajudam nessa ação anti-inflamatória.

Carboidrato integral ao invés de refinados:

Alguns grãos, vitaminas e minerais contém mais fibras que vários cereais brancos, além disso tem mais resistência a insulina e podem causar inflamação. Também o açúcar e alimentos com menos açúcar.

Tenha uma dieta com alimentos que tem mais nutrientes:

É muito melhor para sua saúde que você coma mais alimentos que tenham muitos nutrientes ao invés de comidas como doces, salgados etc. Esses alimentos na maioria das vezes são produzidos utilizando ingredientes com alto nível de açúcar, gorduras e sal.

Já alimentos como frutas, legumes, vegetais contém quantidades consideráveis de vitaminas e minerais, dessa forma eles se tornam melhores para nosso organismo.

Evite o consumo de alimentos com alta glicose:

Alguns fatores do ambiente podem ter uma função muito importante que ajuda no desenvolvimento de síndromes, dentre eles os produtos com alta glicose. Alguns deles surgem naturalmente dentro e fora do nosso corpo.

No momento que são encontrados estando em excesso, eles causam sérios problemas de saúde. Veja como você pode estar reduzindo a sua contribuição:

• Evite comidas feitas em grelhas ou forno
• Diminua o consumo de alimentos feitos em fast-food, batatas fritas.

Diminuir laticínios e glúten:

Ainda não há comprovação científica que fala sobre uma necessidade de cortar alimentos com laticínios e glúten, porém você não ingerir esses alimentos ajuda em relação a inflamação.

Porém você pode estar fazendo um acompanhamento com um profissional da nutrição para saber alguns alimentos que você pode colocar no lugar de alimentos que contenham laticínios e glúten.

Qual momento certo de fazer uma consulta com um profissional?

A síndrome dos ovários policísticos e alguns dos seus sintomas em alguns casos não são muito específicos, dessa maneira as mulheres acabam pensando que tem algum outro problema de saúde e que não são suficientes para ir ao médico.

Veja alguns dos sintomas causados por essa síndrome:

• Acne
• Caspa
• Aumento do peso
• Nascimento de pelos no peito e rosto
• Sangramento ou irregularidade na menstruação
• Dificuldade para engravidar

Caso você vem tendo alguns desses sintomas procure um médico o quanto antes, para se caso for diagnosticado você comece de imediato o tratamento.

A síndrome dos ovários policísticos é bem comum entre as mulheres. O tratamento dessa síndrome tem que ser bem acompanhado por uma mudança nos hábitos da vida, atividade física é muito importante em seu tratamento.

Antes de começar qualquer mudança em todos os seus hábitos procure um médico especialista e um nutricionista, pois cada caso pode ser exigido planos diferentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *