Fazer cirurgia é a melhor opção para tratar das hérnias, pois é o mais eficaz. Porém os médicos também podem tentar resolver de outras maneiras.

 

Hérnias são mudanças bem comuns que podem surgir por vários motivos, também podendo aparecer a qualquer momento da vida. Por muitas vezes sem nem que as pessoas percebam que estão com hérnias, apesar de causar diversos sintomas e dores.

 

Já o tratamento desse problema vária muito de acordo com o local ,tamanho e seus sintomas, nesse caso os médicos podem optar por verificar esperando por mais sintomas ou partir direto para a cirurgia.

 

Entenda agora o que é uma hérnia:

Hérnias são elevações de órgãos ou tecidos, no qual se movem para algum buraco que não é para ele. Na maior parte dos casos as hérnias acontecem no abdômen, virilha e na coxa, dependendo da fraqueza na localização do corpo.

Pessoas que já tiveram hérnias falam que sentem um nódulo macio e sem dor. O nódulo é mais visto através da tosse e costuma desaparece quando se deita. Em alguns casos, essas hérnias variam muito de pessoa pra pessoa, que costuma dificultar os exames e o tratamento.

 

Veja agora os sintomas mais conhecidos:

•Dor
•Refluxo
•Azia
•Fraqueza abdominal
•Obstrução intestinal

 

Conheça as mais comuns variações de hérnias

Essa mudança vai de acordo com a localização da hérnia no abdômen. Nesse caso os sintomas, causas e seu tratamento mudam.

Hérnia inguinal

É a variação mais popular e aparece mais em homens, cerca de um terço da população total dos homens. Em homens esse tipo de hérnia costuma aparecer quando o canal inguinal se fecha por completo logo depois da decida dos testículos.

O principal sintoma é a aparição de um caroço na virilha, e muitos dos casos os homens falam que sentem dor ao pegar objetos pesados, que nesse caso o melhor tratamento é realmente a cirurgia.

 

Hérnia femoral

Esse tipo de hérnia afetam quase que na maioria as mulheres, aparecendo mais na parte de baixo da coxa. Sua causa ainda é uma dúvida, apesar de estar ligada a uma fraqueza muscular e a vários fatores de risco. Essa variação é muito difícil de ser diagnosticada pois causam nódulos muito pequenos.

O principal sintoma é a dor na virilha, por conta disso muita das vezes é até confundida com a hérnia inguinal, nesse caso são feitos muitos exames até o resultado final.

 

Hérnia umbilical

Essa hérnia é encontrada em um ponto fraco bem perto do umbigo, que nesse caso o nódulo fica bem mais visível e também muda bastante de tamanho.

A causa dessa hérnia e o tratamento para a mesma variam bastante de acordo com a idade da pessoa. Quando encontrada em bebês as causas são geralmente por um erro anatômico, porém elas somem por si mesma antes que a criança complete 1 ano de vida.

Estudos que foram publicados na The Surgical Clinics afirma que o procedimento de cirurgia só é indicado quando esses pacientes tem sintomas de incômodos, porém é preciso ter muito cuidado.

 

Hérnia de hiato

Já esse tipo de hérnia em que aperta o estômago no peito, causando nódulos que podem ser vistos na superfície.
Ela é bem comum entre pessoas que tem idade avançada aos 50 anos, e é de causa desconhecida. Porém em crianças ela é um resultado de ma formação congênita.

A hérnia di hiato é bem diferente dos outros tipos de hérnias. As pessoas que tem ela geralmente apresentam azia e refluxo com frequência.

 

Hérnia epigástrica

Esse tipo de hérnia acontece por conta de um erro na parte superior do abdômen, podendo também acontecer em qualquer outro ponto.

Na maior parte dos casos dessa hérnia ela se apresenta de forma assintomática, podendo também apresentar dor. Seu tratamento é através de cirurgia e tem pouco risco de complicação.

 

Tratamento das hérnias

Seu tratamento vai depender muito do tamanho da hérnia e os sintomas que o paciente apresentar. Já com pequena hérnias geralmente o médico acompanha o quadro de evolução da mesma.

Vários médicos dizem que é bom o uso de roupas mais apertadas para poder diminuir os sintomas. Porém um tratamento definitivo para curar de vez é a cirurgia que se chama hernioplastia, que basicamente é a recolocação das vísceras na parte abdominal.

Já temos diversas maneiras para realizar essa cirurgia, porém cada médico trabalha de maneira diferente.
Temos o procedimento de cirurgia aberta e a laparoscopia.

 

Prevenção

Nesse momento ainda não temos uma maneira que seja 100% correta para previnir uma hérnia, porém é muito importante dizer que a maioria delas estão relacionadas a um erro na parede do abdômen e outros diversos riscos. Como por exemplo:

• Pegar objetos pesados
• Nascimento prematuro
• Baixo peso no nascimento
• Fumo
• Gravidez
• Obesidade

 

Quando devo ir em uma consulta?

É recomendado consultar um profissional ao perceber nódulos no abdômen.

Porém também é aconselhável ir à procura de ajuda médica no caso de complicações, entre elas a mais comum que é sufocamento ou obstrução no intestino.

 

Veja a seguir algumas manifestações clínicas :

• Nódulos vermelhos ou roxo
• Baixo movimento no intestino
• Muita dor que acaba piorando com o passar do tempo
• Vômito
• Náusea
• Febre

 

Hérnias são bem comuns e muita das vezes passam sem nem que a pessoa note de acordo com sua localidade, já que são de tamanhos variáveis e tendem a incomodar mais se forem grandes.

 

Porém seu tratamento é bem tranquilo, mesmo tendo risco de recorrência. O ideal é ir ao médico caso perceba algo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *