O novo modelo de identidade nacional, também conhecido como identidade digital, está disponível para brasileiros em todos os estados do país.
Antes de mais nada, é importante ressaltar que a nova carteira de identidade digital foi reconhecida como documento oficial para os brasileiros. Portanto, as pessoas precisam saber sobre novos documentos, como informações sobre alterações, prazos para publicação e onde publicar seus documentos.
Originalmente, os documentos foram criados para unificar as informações primárias de uma pessoa em um documento. Para o governo federal, a transição do atual modelo de identidade para uma nova identidade digital é necessária para trazer mais modernidade e segurança aos cidadãos
Quais serão as mudanças no RG
Primeiro, a nova identidade digital brasileira pode ser autenticada por meio de um código QR e pode até ser usada offline. Além disso, ao permitir a verificação eletrônica, o documento é considerado mais seguro e visa reduzir os casos de falsificação.
Outro fato digno de nota é que o CPF é considerado o registro primário. Portanto, os números dos documentos podem ser utilizados para certidões de nascimento, casamento e óbito, além de carteiras de trabalho, CNH, etc.
Além disso, o novo ID digital servirá como passaporte para viagens nos países do MERCOSUL, o que pode ser obtido por meio da emissão de um código de Zona de Leitura por Máquina (MRZ) no estilo padrão internacional.
Qual será o prazo para fazer a troca do RG?
O prazo para as pessoas fazerem a troca do documento será bem grande apesar de já estar em vigor, e todos vão ter tempo de sobra, veja agora:
• Crianças de 0 a 12 anos : Terá validade de 5 anos já o RG atual
• Pessoas de 12 a 60 anos : Terá validade de 10 anos
• Já os idosos a partir de 60 anos : O prazo do RG não terá um tempo mínimo determinado
Qual será o procedimento para pedir o novo RG digital
Nesse sentido, é importante ressaltar que a emissão de novas identidades digitais teve início em 1º de março. No entanto, haverá um prazo para as agências estaduais de acreditação acomodarem os novos documentos. Portanto, mesmo que esteja em vigor, os estados ainda estão implementando-o no sistema.
Por outro lado, é importante frisar que os novos documentos só serão emitidos por cidadãos que já se tenham registado biometricamente junto do tribunal eleitoral ou outro organismo de identificação.
Além disso, a solicitação pode ser feita por alguém que tenha inserido suas impressões digitais no Banco Nacional de Identificação Civil (BDICN).
No entanto, o aplicativo DNI (Cartão de Identidade Nacional) precisa ser instalado inicialmente. Assim, ao lançar a plataforma, os cidadãos devem preencher o pré-registo, notificar a Caixa Central de Previdência; nome completo, filiação, data de nascimento, email e número de telefone.
Quais serão as informações contidas no RG digital?
Por fim, os novos IDs digitais conterão várias informações em um documento. Olhar:
•O emblema nacional da República Federativa do Brasil, as palavras “República Federativa do Brasil” e as palavras “Governo Federal”;
•A identificação do ente federado que emitiu o documento;
•A identidade do emitente;
•Número de registo geral nacional;
•Nome do titular, origem, sexo, nacionalidade, naturalidade e data de nascimento;
•O número único do registro de nascimento ou casamento do titular e, se não estiver disponível, uma breve descrição do distrito, registro do domicílio, livros, formulários e número do registro de nascimento ou casamento;
•Fotografia, no formato 3 x 4 cm, proporcional à impressão digital da mão direita do titular;
•Assinatura do responsável pela instituição emissora;
•A expressão “válido para todo o país”;
•O prazo de validade, local e data de emissão do documento;
•Código de barras 2D no padrão de código QR;