A companhia aérea Flybondi enfrenta dificuldades financeiras e foi obrigada a cancelar voos devido a restrições cambiais impostas pelo governo argentino. Essa medida afetará mais de 5,5 mil passageiros, e a suspensão das operações será válida por três dias.
Em um comunicado, a empresa aérea argentina informou que está impossibilitada de cumprir com os pagamentos de rendas e serviços especializados que precisa contratar no exterior. A agência de notícias Associated Press divulgou essa informação.
O problema reside na falta de acesso ao dólar para quitar os débitos com a empresa Air Castle, responsável pelo arrendamento das aeronaves. O governo argentino impôs restrições à moeda americana como forma de preservar as reservas do Banco Central do país e proteger o valor do peso, a moeda local.
“A atualmente existem medidas oficiais restritivas para as empresas que necessitam de acesso a moeda estrangeira para realizar pagamentos no exterior. Na Flybondi, nós contratamos vários serviços especializados no exterior que são pagos em dólares. Para isso, é necessário solicitar autorização periodicamente, no entanto, nos últimos dois meses não recebemos as aprovações”, afirmou a companhia. “Consequentemente, acumulamos inadimplências nos contratos, sendo a mais crítica o pagamento do aluguel das aeronaves.”